Sign In

Don't have an account Sign Up

  • Follow us on :

Sign Up

Already a member Sign In

  • Follow us on :

PORQUE PROJETOS COMPLEMENTARES?

PORQUE CONTRATAR PROJETOS COMPLEMENTARES?

Assim como o nome pressupõe, os projetos complementares são os que complementam o projeto arquitetônico. Em obras de grande porte, por serem normalmente executadas por pessoas experientes, não se abre mão dos projetos complementares de forma nenhuma por conhecer a sua real importância, porém é muito comum encontrarmos clientes que por ingenuidade buscam “economizar” evitando a contratação de projetos complementares. Desta forma, acabam por serem obrigados a confiar no “chute” do empreiteiro que pode ser muito mais alto que o necessário (normalmente quando o material não é por conta dele e quer garantir que não terá dor de cabeça podendo aumentar em 100% o custo da obra) ou muito mais baixo (normalmente quando está arcando com o material e o cifrão fala mais alto que a segurança das pessoas que estarão no local).

Outro fator importante é que com os projetos complementares, é possível fazer orçamentos reais da obra e garantir que todos os concorrentes estão orçando os mesmos serviços, fazendo que o diferencial de preço não altere drasticamente na qualidade do serviço a ser executado evitando surpresas ao decorrer da obra. Um empreiteiro qualificado só executa uma obra com projeto pois não quer dor de cabeça. Se por acaso ele não solicita o projeto é porque ele pretende executar um projeto particular e para garantir que não saíra no prejuízo será necessário incluir o valor do projeto e um percentual maior de segurança, afinal, os imprevistos certamente aparecerão aos montes.

Grandes reclamações são apontadas aos projetos complementares quando os mesmos são desenvolvidos por equipe técnica inexperiente que não têm grandes vivencias em obras. O mais comum em obra é o famoso “no papel cabe tudo”. Nós do Grupo EngeSystem, orgulhosamente nascemos executando os sistemas que projetamos e garantimos a elaborarmos dos projetos complementares que se compatibilizam com harmonia e torna o processo muito mais eficaz e econômico. Para tanto, também oferecemos o serviço de vistoria de fiscalização com laudos técnicos sobre a forma que estão sendo executados os projetos que elaboramos. Caso tenha interesse, pode nos contatar.

Nos setores de comércios em shoppings center, aeroportos, supermercados , escritórios em edifícios e demais galerias, os projetos complementares são exigidos pelos administradores competentes que com toda razão, querem garantir a segurança e atendimento das normas em seu estabelecimento.

Lembrando, os projetos complementares não se tratam apenas de desenhos do que será construído, mas de toda uma ciência que serve para dirigir a execução, transformando a necessidade arquitetônica na melhor solução, considerando eficiência, segurança e redução de custos e prazo de execução.

Uma teoria que pode explicar bem a visão é de que enquanto um copo pela metade está meio cheio para o otimista e meio vazio para o pessimista, para projetos complementares ele está com o dobro da capacidade necessária para a quantidade de água do reservatório.

QUAIS SÃO OS PROJETOS COMPLEMENTARES?

Depende muito do seu tipo de negócio. Podemos citar alguns exemplos:

Lojas de confecção:

-Projeto de estrutura metálica (mezanino);

-Projeto de instalações elétricas / CFTV / DADOS;

-Projeto de combate a incêndio;

-Projeto de detecção e alarme de incêndio;

-Projeto de ar condicionado;

-Projeto de extração de fumaça (exigido somente para lojas acima de 300m² em algumas regiões do pais);

-Projeto de instalações hidráulicas (caso tenha alguma torneira ou similar)

FastFood:

-Todos os projetos complementares acima e;

-Projeto de exaustão e ventilação;

-Projeto de extintor fixo por CO2/Saponificante;

-Projeto de gás GNV ou similar.

Obs.: Outros projetos podem ser exigidos de acordo com as exigências do local.

Desta forma podemos garantir que os projetos complementares são imprescindíveis para uma obra.